CARTA DE SINTA

carta sintra

Associacion Española de Técnicos Urbanistas (AETU) que organiza, desde 1984, congressos ibero-americanos, alternando dos dois lados do Atlântico e a Associação dos Urbanistas Portugueses (AUP), ambas fundadoras da FIU – Federação Ibero Americana de Urbanistas, assumiram conjuntamente a organização do XVI Congresso Ibero Americano de Urbanistas que se realizou pela segunda vez em Portugal, desta vez na Vila de Sintra, em Outubro de 2014. Empenhámo-nos neste desafio conscientes das responsabilidades que temos na defesa de um bom urbanismo e no intercâmbio de conhecimentos entre profissionais do espaço ibero-americano. Este congresso foi muito partici-pado e contou com excelentes comunicações, permitindo a aproximação e o debate de ideias entre urbanistas.

Para a realização deste Congresso, a AUP contou com o inestimável apoio da Câmara Municipal de Sintra que, desde a primeira hora, o patrocinou com os seus meios logísticos, tendo sido particularmente relevante o envolvimento pessoal do seu Presidente, Dr. Basílio Horta na vertente diplomática e nos sábios conselhos à organização.

O tema escolhido para o Congresso foi “Sociedade e Território: Novos Desafios” que traz à memória a obra de Henri Lefevre e inspirou as comunicações que muito enriqueceram este encontro.

No decorrer dos trabalhos e em sessão especial prestámos sentida homenagem em memória dos dois grandes mestres que nos deixaram em 2013 e a quem o Urbanismo muito deve: Manuel Leal da Costa Lobo e Eduardo Garcia de Enterría. Cumpre-nos honrar a sua memória e divulgar as suas ideias e 08 ensinamentos.O estado do Mundo é um permanente desafio para o urbanismo e para o planeamento do território, em geral, convocando a exploração de novas teses sem perder a atenção e o estudo sobre as referências históricas. Foi isso que tentamos fazer no XVI CIU, sendo disso prova a Carta de Sintra que agora publicamos em resultado das conclusões extraídas dos trabalhos do Congresso. É mais um contributo para a reflexão interpares no sentido de desenvolver e promover a bo prática do urbanismo.

Os Presidentes da AUP.
Conclusiones del Congreso Carta de Sintra_11

Article written by

Foto del avatar