BRASIL : SBU

A Sociedade Brasileira de Urbanismo (SBU) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), fundada em Salvador-BA, por egressos do curso de bacharelado em Urbanismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em 15 de maio de 2003, e registrada legalmente no mesmo ano. A SBU representa os urbanistas e atua frente a assuntos referentes à questão urbana.

A instituição fora criada inicialmente com o objetivo de ser um foro de discussão e compartilhamento de questões relacionadas à cidade e ao urbanismo. Contudo, por conta da necessidade de uma representação dos profissionais perante várias questões, a SBU passou também a ser uma representante institucional dos urbanistas, a princípio os egressos do Curso de Urbanismo da UNEB, por não haver outros urbanistas formados em outras instituições brasileiras.   Além disso, a SBU representa o Brasil na Federação Iberoamericana de Urbanistas (FIU), criada em 2010 com a participação de 21 países.

Nesse sentido, a SBU atualmente objetiva, além da representação profissional, promover o desenvolvimento e consolidação do urbanismo no Brasil enquanto campo científico e profissional autônomo, porém interdisciplinar, dialogando com outras áreas que também atuam e discutem sobre as questões urbanas.

 

Diretoria: Gestão 2014-2015

Diretor Presidente: Fagner Cordeiro Dantas

Diretor Vice-presidente: Maiana Fernandes Vaz Freitas

Diretores:  João Soares Pena
Fabiana Oliveira Pereira
Rose Laila de Jesus Bouças
José Aloir Carneiro de Araújo Neto
Rodrigo Almeida Alves

Conselho Fiscal: Francisnália de Almeida Silva
Marcelo Silva Lima
Thiago Durães de Araújo